Os gregos não levantaram nenhuma bandeira para revolucionar a comunidade gay, geralmente as relações entre pessoas do mesmo sexo tinha alguma finalidade além do prazer. A história foi criando a História, não foi algo inventado, ou planejado. Eles nunca tiveram a intenção de "promover" o Homossexualismo, mas este veio sempre acompanhado de um "bom motivo".
Por exemplo o termo "Lésbica" veio de Lesbos, a ilha onde viveu a poetisa Safo, que jamais escondeu a sua preferência sexual. Mas a ilha não era uma "ilha de lésbicas".
A pederastia é outro exemplo, que tratava da relação entre um homem mais velho por um menor, ela não excluia esse homem da sociedade, nem trazia consigo problemas no relacionamento caso este homem fosse casado, pelo contrário,
a pederastia era vista como uma complementação da educação do adolescente por um homem mais experiente. Isso não significa que eles fossem a favor da relação entre dois homens maiores de idade.
Já o relacionamento entre soldados espartanos, tinha o objetivo de torna-los mais fortes. Bem aquele tipo "quem ama cuida"... Em ambos os casos a relação com as mulheres não eram afetadas ou excluídas, pelo contrário.
Em geral, a única coisa realmente condenável se tratando de sexualidade para os gregos era a busca do sexo pelo sexo.
Vale a pena lembrar também que apesar de nós fazermos parte de uma sociedade democrática, com infinitas crenças e valores, e diversidade, foi com o advento do Cristianismo que passamos a ter um pensamento negativo a respeito do homossexualismo.
Link:
* http://www.cav-templarios.hpg.ig.com.br/homossexualidade_na_grecia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário