quarta-feira, 19 de agosto de 2009


A Peste Negra na Europa

A Peste negra é uma doença que não tem registro nos centros de vigilância há muitos anos no país. Porém há casos esporádicos em lugares como na Índia, China, vários países da África, e América Latina. Enfim, a peste ocorre onde existem condições de vida para os ratos domésticos e pulgas, que por sua vez são contaminados pela bactéria Yersinia pestis, a grande causadora da doença. As pulgas transmitem a peste aos seres humanos através da picada.

A grande epidemia aconteceu na Europa Medieval, quando cerca de um terço da população foi levada ao óbito devido a doença. Pelo fato de que na época, a higiene era bastantemente precária, e o lixo acumulava-se nas ruas, com isso, a população de roedores, aumentou rapidamente, favorecendo a proliferação da doença.

Os sintomas eram assustadores, primeiro apareciam bolhas de pus e sangue na região das axilas, virilhas e pescoço, depois os vômitos e a febre alta. Em poucos dias os doentes morriam, pois na época a medicina não era muito desenvolvida e não havia cura para a doença, além disso a Igreja Católica era contra ao avanço cientifico, e aqueles que tentavam desenvolver remédios eram perseguidos, acusados de praticarem bruxaria, e condenados a morte. Afinal a peste era considerada pelos religiosos, um castigo divino, eles não imaginam que se tratasse de uma bactéria, e muito menos que as pulgas fossem as principais transmissoras. Por falta de conhecimento a doença continuou por um bom tempo assolando a região.



A peste negra, como ficou conhecida, foi chamada também de "A Morte Negra" devido as manchas escuras que ela causa na pele. Hoje em dia ela é chamada de bubônica, (por causa dos bubões), mas há pesquisadores que duvidam que a peste bubônica seja realmente a causadora da Peste Negra.



terça-feira, 18 de agosto de 2009

Influenza A/H1N1 e as férias....

Não é novidade para ninguém que a Influenza A/H1N1 que ficou conhecida como "gripe suína" é um assunto polêmico e assustador entre a população.
Tanto que a Secretária da Educação prorrogou o período de férias nas escolas e demais lugares públicos como medida de segurança.
Porém, que a gripe tornou -se uma pandemia, todos nós sabemos, mas será que cidadãos comuns realmente tomaram conhecimento da situação em que nos encontramos?
Afinal, podemos estar equivocados com o que a mídia tem nos transmitido. O prolongamento das férias pode ter sido tanto quanto uma medida de segurança, simplesmente por precaução, ou a situação pode estar pior do que pensamos.
O Brasil é o terceiro país com maior número de mortes pela gripe, mas o número de casos da doença pode ser ainda maior que a estatística oficial, podendo ter atingindo cerca de 40 mil pessoas.
O fato de ainda não existir uma vacina contra a Influenza A/H1N1 pode ser o maior motivo da doença continuar evoluindo, porém já existe tratamento, um remédio que por via oral combate o vírus. Por isso enquanto ainda não encontramos uma vacina, o jeito é tomarmos cuidado e seguirmos as orientações médicas de higiene e cuidados no cotiadiano.


Fontes:

http://noticias.terra.com.br/gripesuina/interna/0,,OI3916468-EI13839,00-Brasil+e+pais+com+maior+numero+de+mortes+pela+gripe+suina.html

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Batalha de Termópilas


Pelo que eu entendi a batalha de Termópilas foi uma das batalhas travadas pela Guerras Médicas entre gregos e persas, quando o Rei Xerxes (Persa) resolveu dominar Esparta e seus guerreiros, fazendo com que o rei Leônidas (Esparta) encontrasse algumas dificuldades já que o exército persa estava se aproximando, enquanto os espartanos comemoravam as honrarias ao deus Apolo e o restante da Grécia os Jogos Olímpicos, nessa época os gregos evitavam entrarem em guerra. Mas mesmo com as dificuldades e a desproporcionalidade entre os exércitos, os espartanos conseguiram vencer os primeiros ataques e deterem os persas durante três dias na Termópilas. Segundo Heródoto, o rei Xerxes afirmou que possuía muito homens e poucos soldados e quando ele ordenou que seus guerreiros disparassem as flechas, os gregos se protegeram com seus escudos.

Há escrituras que afirmam que Xerxes procurava evitar o combate, enviando cartas ao rei Leônidas dizendo que lhe atribuiria o governo da satrapia da Grécia se ele passasse para o lado persa. Porém como as estratégias para dominar Esparta de uma forma mais simples não deram resultados, Xerxes ordenou que os 10. 000 Imortais avançassem, Imortais pois eles eram a elite da infantaria persa, assim que um soldado morria, imediatamente era substituído por outro, dessa maneira eles se tornaram constantes. Porém mesmo com combatentes melhor treinados e equipados do que o resto do exército, essa estratégia não deu o efeito desejado, já que os gregos estavam posicionadados no interior do estreito em Termópilas, o que dificultava o avanço dos persas. Até que no acampamento persa aparece Efialtes, um soldado espartano que na vã esperança de obter alguma recompensa, mostra um caminho alternativo no desfiladeiro das Termópilas, Xerxes ordena então que os Imortais percorressem o caminho durante a noite para atacarem os espartanos pela madrugada. Os guerreiros que guardavam a retarguada do estreito só perceberam a presença do inimigo quando já era tarde demais, mesmo estando cercados, os espartanos lutaram até a morte. Ainda que eles não tenham vencido a batalha, alcançaram o principal objetivo que era retardar consideravelmente o avanço dos persas pela Grécia, e morrerem como homens livres e não como escravos persas.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Passeando pela Antiga Grécia


Acrópole







Acrópole é a parte da cidade construída na parte mais alta do relevo da região. Apesar de existirem outras acrópoles, a de Atenas é a mais conhecida e famosa das acrópoles da Grécia






Ruínas de Acrópole


A Acrópolis de Atenas foi construída entre 450 a 330 a.C sobre as ruínas de construções mais antigas. O sítio arqueológico possui quatro das mais importantes obras primas da arte grega clássica: O Partenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike. Em grego, Acrópolis siginifica "Cidade no topo". Na Grécia antiga era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade.













Mapa da Antiga Grécia



No Período Pré-Homérico temos o processo de ocupação da Grécia e a formação dos primeiros grandes centros urbanos da região. Nessa época, vale destacar a ascensão da civilização creto-micênica que se desenvolveu graças ao seu movimentado comércio marítimo. Ao fim dessa época, as invasões dóricas foram responsáveis pelo esfacelamento dessa civilização e o retorno às pequenas comunidades agrícolas subsistentes.






















Amor, Sexo & Casamento





Nesse livro, ao mesmo tempo em que revela um mundo radicalmente diferente do nosso, nos instiga a refletir sobre como conduzimos nossa sexualidade em nosso mundo.









Olímpiadas








Os primeiros jogos olímpicos foram realizados em 776 a.C com apenas um evento – uma corrida a pé de aproximadamente 200 metros chamada Stadion, que deu origem à palavra ‘estádio’. Os jogos eram realizados de quatro em quatro anos e o período de tempo entre os jogos ficou conhecido como Olimpíada.




















O arremessador do disco Discóbolo "O arremessador do disco" do escultor grego Miron.










O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual.






Vênus de Milo




A Vênus de Milo é uma famosa estátua grega. Ela representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, tendo ficado no entanto mais conhecida pelo seu nome romano, Vénus.





















Atlas


Atlas foi um dos titãs gregos, condenado por Zeus a suster o céu para sempre. Atlas foi o primeiro rei da mítica Atlântida. Era casado com Pleione e com quem teve sete filhas, as chamadas de Plêiades.









A Odisséia




Odisséia é uma dos dois principais poemas éticos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero.O poema está centrado principalmente no herói grego Ulisses e sua longa viagem para casa depois da queda de Tróia. Ulisses leva dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos. Em sua ausência, presume-se que tenha morrido, e sua esposa, Penélope, juntamente com seu filho, Telêmaco, são obrigados a lidar com um grupo de indisciplinados pretendentes, os Mnesteres, que competem pela mão de Penélope em casamento.






Guerra de Tróia




A história da Guerra de Tróia é uma lenda muito famosa que conta a história de um príncipe troiano chamado Paris que raptou Helena, uma princesa muito bonita, só que ela era casada com Menelau, que recrutou os gregos, liderados pelo rei Agamenon, para poder recuperar sua esposa. A guerra durou dez anos e só foi ganha quando os gregos abandonaram o local em barcos, deixando um cavalo enorme de madeira. Os troianos pensando que o cavalo era um presente, o colocaram dentro da cidade. Ao anoitecer alguns guerreiros sairam do interior do cavalo e abriram os portões da cidade para o exército que tinha voltado. Tróia foi absolutamente derrotada e queimada. Atualmente há hipóteses de que a guerra de Tróia realmente tenha existido, mas é provavel que o motivo seja o comércio e não o amor.









Máscaras de TeatroOs atores representavam usando máscaras. Eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação.
Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos
deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores, além das máscaras, utilizavam muito os recursos da mímica. As vezes a peça era acompanhada por músicas reproduzidas por um coral.








Teatro de ArenaRuínas de um teatro grego





Foram construídos diversos teatros ao ar livre que eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acústica era tão perfeita, que a pessoa sentada na última fileira podia ouvir tão bem quanto quem estava sentado na primeira fileira.
















Democracia Participativa Grega


A Democracia era direta, onde os cidadões não eram representados por ninguém, ele mesmo expunha suas opinião e idéias em praça pública, porém a democracia era bastante limitada, mulheres, prisioneiros e estrangeiros não participavam.






























Sócrates
















Sócrates foi um filósofo ateniense, um dos fundadores da Filosofia Ocidental. Por não ter deixado nada escrito, seu pensamento tem que ser reconstituído sobre testemunhos de Xenofonte, Platão e Aristóteles.
Foi condenado a morte sob a acusação de corromper os jovens contra a religião e as leis da pátria.



























































































terça-feira, 2 de junho de 2009

Democracia - O Povo e o Poder

Entre os séculos VIII e V a.C., desenvolvem-se o esforço para a construção de uma sociedade justa e a busca de um processo de pensamento racional, livre de preconceitos, que vão resultar na democracia e na filosofia. A democracia grega, principalmente a de Atenas, é o resultado de sucessivas lutas: primeiro, ricos e comerciantes sem acesso ao poder contra a aristocracia hereditária que o monopoliza; em seguida, as duas camadas acima que já compartilham o poder contra as classes mais pobres. A democracia representa um frágil e tenso equilíbrio entre as várias camadas sociais que, apesar das divergências que as separam, adquirem todas o direito de participação política.

Fonte: Democracia e filosofia na Grécia Antiga




Quais as semelhanças e diferenças da democracia da Antiga Grécia para a Democracia Moderna?
- A democracia da Antiga Grécia consolidou uma democracia elitista. Porém foi uma base para a moderna, atualmente ela se tornou mais ampla, levando em consideração mulheres e homens sem posses, que antes eram excluídos.
A palavra democracia vem do grego (demos, povo; kratos, poder) Não quer dizer necessáriamente governo pelo povo, mas sim o poder do povo, ou seja de alguma forma é dado ao povo algum poder, de forma direta, ou indireta.
Na direta, o povo, através de
plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores).
Hoje em dia essa forma não é muito comum. Já na democracia indireta (também conhecida como democracia representativa), o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram, como acontece aqui no Brasil.



Democracia (Antiguidade) - Grécia Antiga.

A democracia ateniense baseava-se no voto dos cidadãos (homens livres, filhos de atenienses, maiores, apenas) que estavam vinculados aos "demos", que eram circunscrições territoriais desta "pólis" grega.A partir daí já se retira uma significativa diferença, o conceito de democracia ateniense poderia ser dado como "o governo de um povo (homens, mulheres, escravos, estrangeiros), pelos cidadãos e para os fins da cidade ateniense". Ou seja, o interesse da pólis deveria suplantar os interesses particulares (fala-se que a democracaia era um Estado que absorvia completamente os indivíduos para dentro dele). A democracia ateniense era uma democracia direta, em que os cidadãos eram eleitos e, muitas vezes, inclusive, sorteados para as magistraturas, inclusive para os altos tribunais.Os cargos das magistraturas atenienses não eram remunerados, ou seja, o cidadão não poderia ser um polítco por profissão, devendo ter meios e fontes de riqueza para se manter.



Democracia Moderna - Hoje em dia.

A democracia moderna é uma confluência da ideologia liberal, na medida em que mantém o sistema representativo, a divisão dos poderes e as demais liberdades, que convivem com as propostas do programa socialista, isto é, a plena igualdade de todos os cidadãos, a garantia dos direitos sociais e trabalhistas e a equivalência dos sexos. Além da plena integração de todos os cidadãos, no moderno Estado de Direito estão assegurados os direitos de associação, de greve, de imprensa, de liberdade e de livre expressão das idéias.

Créditos: Voltaire Schilling


05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Qual é a razão de se comemorar o Meio Ambiente no dia 05 de Junho?
R. Por trás de toda data sempre há uma história, e o principal motivo é que em virtude de um encontro promovido pela ONU que tratava de assuntos ambientais, em 1972 foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente.


Esse "encontro" é mais conhecido como Conferência das Nações Unidas*

"Essa conferência reuniu 113 países, além de 250 Ong's, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade." (...)
Leia mais em
Brasil Escola

Essa data é comemorada de várias maneiras, realizam competições ciclisticas, paradas, debates, escolas se mobilizam, pessoas fazem protestos e manifestações, campanhas, shows, etc.. Tudo em prol do nosso ambiente. Não apenas plantar mudinhas pelos quatro cantos, mas sim formas de chamar atenção das pessoas (principalmente políticos) para termos um desenvolvimento mais sustentável. E é por isso que eu aponto sete propostas para melhorar o meio ambiente e consequentemente nossas vidas, pois fazemos parte dele.

1) Dê preferência aos produtos de empresas com programas de responsabilidade social e ambiental. Além de estimular os cuidados ambientais na produção, estaremos forçando - com nossa escolha - a conscientização das empresas que ainda não tomaram medidas favoráveis ao ambiente;


2)Vamos refletir sobre nossos hábitos de consumo, percebendo a diferença entre precisar e querer. O consumo excessivo está na origem da destruição ambiental. É fundamental analisar, com consciência, o que compramos e incorporamos à nossa vida. Cada produto tem um determinado impacto sobre o meio ambiente, e devemos manter sempre a determinação de agredir o menos possível a natureza, mantendo também a decisão de não consumir supérfluos;

3) Deveria ser implantado em nossa cultura o hábito de reciclar materiais de qualquer natureza, isso deveria ser trabalhado fortemente nas escolas, principalmente na rede pública.
Seria interessante pelo fato de ser uma necessidade, mas traria benefícios econômicos e lazer.

4)Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os alimentos fora das bandejas de isopor, o copo de vidro, o guardanapo de pano, enfim, todo produto que se use, lave e use novamente, em vez de jogar fora. Assim, você economiza os recursos da natureza e diminui a quantidade de lixo, um dos grandes problemas do nosso tempo;

5)Não desperdice água. Ela é um recurso natural de disponibilidade limitada e cada vez mais escasso. Cada um de nós precisa fazer sua parte: preservar a água a que tem acesso, tanto quantitativa como qualitativamente;

6)Separe seu lixo, evitando que recursos naturais sejam desperdiçados. Encaminhe tudo o que puder ser reaproveitado - vidro, metal, plástico, papel - para os locais de reciclagem (em muitas cidades, o recolhimento desses materiais já é realizado pelas próprias prefeituras), que, por sua vez, os transformarão em novas fontes de recursos. Com isso, além do desperdício, evitamos também que esses recursos naturais desperdiçados agravem o problema dos lixões a céu aberto, uma fonte permanente de contaminação do ar e das águas subterrâneas, que são as derradeiras fontes de água para a humanidade;

7)A matéria-prima para a fabricação de livros, cadernos, lápis e, claro, papéis, é extraída das árvores. Por essa razão, jogar fora lápis ainda em condições de uso, desperdiçar cadernos e papéis avulsos, danificar livros são formas de derrubar mais árvores, aumentar o consumo de recursos naturais (combustíveis, água e energia) e contribuir para a poluição ambiental.

Créditos: Daniel



O que eu acho no mínimo interessante é que as escolas se preocupam tanto em nos ensinar sobre como o meio ambiente está sendo afetado devido ao desmatamento, mas com tanto papel que é utilizado inutilmente com redações mal feitas, rascunhos, cartazes, excesso de livros que a maioria dos estudantes nem lembram que existem, apostilas, enfim, uma série de coisas absurdas que agridem o meio ambiente, acho que isso é errado, deveríamos aprender ajudando de alguma forma, e não piorando a situação. Não que eu esteja criticando a forma de ensino adotada pelo estado, mas penso que não devemos retirar da natureza o que não poderemos devolver depois.