terça-feira, 28 de abril de 2009

Tiradentes, um Cristo diferente!

"Joaquim José da Silva Xavier Morreu a 21 de abril Pela Independência do Brasil Foi traído e não traiu jamais A Inconfidência de Minas Gerais"
Joaquim José era Alferes, meio "revoltado", pois naquele tempo o Brasil que ainda era uma colônia, pagava altos impostos para Portugal. Aliás, ele não era o único, um grupo em Ouro Preto, antiga Vila Rica, resolveu se rebelar contra esta imposição, os inconfidentes. Entre eles estavam poetas, jovens idealistas e Joaquim, mais conhecido como Tiradentes.O grupo sonhava ver Minas independente de Portugal. (não, eles não falam nada de Brasil)Algo curioso é que o grupo foi traído por um de seus integrantes, que denunciou o dia, hora e local dos encontros (o que me lembra Judas).
Alguns dos inconfidentes foram presos, outros foram deportados e Tiradentes foi enforcado e esquartejado, isso para mostrar como exemplo aos que tentassem se rebelar. Seu nome foi esquecido,
Em 65 eles precisavam de um herói, e a imagem de Tiradentes reviveu. Não sei porque diabos eles tentaram passar a imagem de Cristo, achei o texto abaixo aqui na net, acho que ele descreve exatamente o que eu quero dizer:
"O ideal cristão é projetado na figura de Tiradentes. Torna-se modelo de homem cristão, generoso, condenatória. Após a leitura do Decreto Régio, que apenas o condenava à arrependido, castigado, mas preparado para bem morrer. Segundo os confessores, ele recebeu sereno e convencido da gravidade de seus pecados a sentença morte, sua reação foi de alegria pelos outros réus favorecidos pelo perdão real, e pouco trabalho tiveram em seu consolo. Descrevem sua caminhada para o cadafalso, como se fosse o próprio Cristo: beija os pés e perdoa o carrasco; recebe a alva, despe a camisa e caminha com o crucifixo na mão."

Minha Opnião
Acho que no fundo, eles queriam idealizar essa imagem para que o povo tivesse como herói um novo Cristo, e não a figura de alguém que se rebelou.
As pessoas associam o herói ao lugar, talvez não fizesse muito sentindo idealizar a imagem de um herói nacional a um bohemio, um homem da noite, uma vez que associando a imagem dele a um santo, traria benefícios, praticamente uma manipulação. Olhando por esse lado, convém ter um herói "santinho". Não desmerecendo Tiradentes e muito menos seu ideal, mas ficou bem claro que tudo foi um jogo de interesses, e que a imagem dele foi simplesmente usada.


Minhas fontes:
http://amorimjuliana.wordpress.com/2007/04/21/os-feriados-da-semana/
http://gold.br.inter.net/luisinfo/cidadania/tiradentes.htm

3 comentários: