sexta-feira, 15 de maio de 2009
13 de Maio.
Minha Opinião: Nós temos sim que comemorar essa data, mas não podemos deixar as coisas como estão.
Se for pra comparar a qualidade de vida dos afro - descendentes de hoje em dia, com os que viveram há pelo menos 121 anos, há muita coisa para comemorar sim.
Lógico, a situação em que se encontra a discriminação racial no Brasil hoje, não é das melhores, aliás para um país que possui a maior parte da população negra, o racismo está mais do que presente na nossa cultura, de uma forma não explcita. Não posso afirmar também que isso seja somente devido ao preconceito das demais etnias, apesar do preconceito existir sim, muitas vezes ele é baseado no "medo" do que é diferente. Hábitos, culturas e crenças se estranham, é uma pena isso acontecer até mesmo aqui, num país que tem a nação miscigenada, mas é fato, e isso também não se pode mudar da noite para o dia, é uma questão de pensamento de cada indivíduo.
Por outro lado, muitos de nós negros, ficamos a desejar, é impossível exigir respeito se muitos de nós não nos damos o mesmo. Com a história do nosso povo, não somente aqui no Brasil, mas o papel do negro na história do mundo, tá na cara que nós não damos o devido valor a vida que a gente tem, eu sei que é difícil lutar, conviver com todo o ódio racial, toda essa discriminação, mas não podemos ficar esperando que façam algo por nós, em vez de fazermos alguma coisa. Pessoas morreram por uma causa, deram seu sangue em nome da liberdade e igualdade e hoje tem neguinho por aí que em vez de lutar por uma vida melhor pra si mesmo, para os irmãos e para as próximas gerações, não, vai roubar, vai matar, traficar e destruir, vai lá fazer o diabo feliz, ser mais um na estatistica. Uma parte da população negra não pensa em crescer, outros estão caindo em decadência com o crime, e dos que pensam em ter uma vida melhor, infelizmente nem todos conseguem (aí sim eu acredito que seja devido ao preconceito, a falta de oportunidades etc...)
No Dia 13 de Maio não comemoramos apenas a Abolição da Escravatura, mas também o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.
Acho que ta aí um dos principais erros, a Denúncia, pois o buraco é mais em baixo. Não é uma questão de justiça simplesmente, e sim de consciência e educação.
O problema não acaba com indenizações, racistas na cadeia, cotas em universidades, e neguinho na TV. O problema acaba quando todas as pessoas se respeitarem, independentemente de ser branco ou negro, rico ou não. O problema vai acabar quando os negros se unirem, e pararem de dar brecha, calarem a boca de quem é racista, e que infelizmente tem argumentos para ostentar essa idéia.
Ps: Para poder me inspirar eu li esse texto aqui
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=38663
Abraços.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tô sentindo um cheiro de uma nova escritora no ar.
ResponderExcluirParabéns continue assim sendo verdadeira em suas idéias.
Parabéns!!
Excelente trabalho.
Um abraço Marcos Aurélio