terça-feira, 2 de junho de 2009

Democracia - O Povo e o Poder

Entre os séculos VIII e V a.C., desenvolvem-se o esforço para a construção de uma sociedade justa e a busca de um processo de pensamento racional, livre de preconceitos, que vão resultar na democracia e na filosofia. A democracia grega, principalmente a de Atenas, é o resultado de sucessivas lutas: primeiro, ricos e comerciantes sem acesso ao poder contra a aristocracia hereditária que o monopoliza; em seguida, as duas camadas acima que já compartilham o poder contra as classes mais pobres. A democracia representa um frágil e tenso equilíbrio entre as várias camadas sociais que, apesar das divergências que as separam, adquirem todas o direito de participação política.

Fonte: Democracia e filosofia na Grécia Antiga




Quais as semelhanças e diferenças da democracia da Antiga Grécia para a Democracia Moderna?
- A democracia da Antiga Grécia consolidou uma democracia elitista. Porém foi uma base para a moderna, atualmente ela se tornou mais ampla, levando em consideração mulheres e homens sem posses, que antes eram excluídos.
A palavra democracia vem do grego (demos, povo; kratos, poder) Não quer dizer necessáriamente governo pelo povo, mas sim o poder do povo, ou seja de alguma forma é dado ao povo algum poder, de forma direta, ou indireta.
Na direta, o povo, através de
plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores).
Hoje em dia essa forma não é muito comum. Já na democracia indireta (também conhecida como democracia representativa), o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram, como acontece aqui no Brasil.



Democracia (Antiguidade) - Grécia Antiga.

A democracia ateniense baseava-se no voto dos cidadãos (homens livres, filhos de atenienses, maiores, apenas) que estavam vinculados aos "demos", que eram circunscrições territoriais desta "pólis" grega.A partir daí já se retira uma significativa diferença, o conceito de democracia ateniense poderia ser dado como "o governo de um povo (homens, mulheres, escravos, estrangeiros), pelos cidadãos e para os fins da cidade ateniense". Ou seja, o interesse da pólis deveria suplantar os interesses particulares (fala-se que a democracaia era um Estado que absorvia completamente os indivíduos para dentro dele). A democracia ateniense era uma democracia direta, em que os cidadãos eram eleitos e, muitas vezes, inclusive, sorteados para as magistraturas, inclusive para os altos tribunais.Os cargos das magistraturas atenienses não eram remunerados, ou seja, o cidadão não poderia ser um polítco por profissão, devendo ter meios e fontes de riqueza para se manter.



Democracia Moderna - Hoje em dia.

A democracia moderna é uma confluência da ideologia liberal, na medida em que mantém o sistema representativo, a divisão dos poderes e as demais liberdades, que convivem com as propostas do programa socialista, isto é, a plena igualdade de todos os cidadãos, a garantia dos direitos sociais e trabalhistas e a equivalência dos sexos. Além da plena integração de todos os cidadãos, no moderno Estado de Direito estão assegurados os direitos de associação, de greve, de imprensa, de liberdade e de livre expressão das idéias.

Créditos: Voltaire Schilling


Nenhum comentário:

Postar um comentário